Os principais estimuladores da aprendizagem do bebê acabam por ser os pais, que mais do que ensinar regras concretas e objetivos restritos, deverão procurar tornar a nova realidade atrativa, proporcionando-lhe experiências originais, fornecendo-lhe explicações, sem nunca esquecer de o elogiar e encorajar, pois será com o seu apoio que o bebê irá obter auto confiança.
.
Mas com se desenvolve a comunicação do bebê?
.
O bebê deve ser desde logo estimulado para a comunicação, pelo que os pais devem falar com ele, trocar mimos e proporcionar o contato visual olhando muito para ele e deixando que ele observe os seus rostos.
.
Os bebês percebem cedo que para sobreviver têm de comunicar e, antes da palavra, fazem-no através de outras manifestações. Primeiro, comunicam através do choro, depois aprendem a conversar através do sorriso e mais tarde a expressar-se com movimentos da cabeça, como quando dizem “não”, ou quando apontam para um objeto.
.
Para ajudar o bebê nesta aprendizagem é essencial comunicar com ele. Quando ele quer um objeto, por exemplo, é preciso desenvolvê-lo, dizendo o nome do objeto e explicando-lhe que estamos a compreender o que ele está a pedir.
.
Entretanto, a partir dos 7 ou 8 meses, o bebé aprende a imitar e também que a repetição pode ser muito útil para memorizar. Com efeito, os bebês já nascem com alguma memória rudimentar, embora a memória enquanto capacidade para armazenar informação só irá ser desenvolvida nos meses seguintes e até aos 2 anos, fortalecendo- se com a linguagem.
Desenvolvimento cognitivo do bebê. Aprendendo a se comunicar.
admin 18 de fevereiro de 2020 Sem categoria