Como o Transtorno Sensorial Infantil Afeta Crianças Com TDAH

admin  22 de maio de 2020  Sem categoria

Como o transtorno sensorial infantil afeta crianças com TDAH

Eduardo senta para estudar e a cadeira parece ter um bicho carpinteiro. Ele não para quieto um instante, até que levanta, pega um copo de água, não toma, brinca com o cachorro e atormenta o irmão mais novo. Volta, olha para o teto, viaja até o seu mundo da lua particular e a lição fica sem fazer. A cena se repete todos os dias com algumas variações de intensidade dos movimentos e distrações. Na escola não é diferente e as coisas se complicam porque ele não consegue organizar os materiais, se perde no caminho entre uma sala e outra e fica muito irritado com os ruídos excessivos dos intervalos.

Sim, ele tem TDAH. Mas a mãe desconfia que não é só isso e retorna ao psiquiatra pedindo novas avaliações. Ela já sabe que existem comorbidades associadas ao transtorno, mas até então desconhecia a relação entre TDAH e Integração Sensorial na Infância. Tanto a experiência clínica, quanto estudos, já constataram que crianças com TDAH podem apresentar alterações gerais no processamento sensorial, principalmente em relação à modulação sensorial.¹